Institucional
História
Desde sua associação ao Itaú em 2002, o Itaú BBA desenvolve ações de apoio a uma educação pública de qualidade. A vocação da instituição para atuação neste campo tem origem no inconformismo de Fernão Bracher, fundador do BBA, com as desigualdades educacionais.
Bracher defendeu com empenho duas grandes causas:
- Oferecer melhores condições de trabalho aos professores;
- Formar jovens por meio de um Ensino Médio articulado ao técnico de alta qualidade.
Em 2005, o Itaú BBA destinou uma parte dos seus recursos para apoiar ações na área de educação, com foco no Ensino Médio. Naquela ocasião, Fernão Bracher assumiu integralmente a condução dos projetos, dando ainda mais ênfase ao campo da educação e trabalho.
Com esse foco, o Itaú BBA passou a atuar junto às organizações de educação para contribuir com o debate sobre a necessidade de mudar a estrutura do Ensino Médio e flexibilizar essa etapa da educação.
Em 2013 apoiou a elaboração do Projeto de Lei nº 6.840/13 da Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio. No ano seguinte participou nas Conferências sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) e na articulação com Câmara dos Deputados, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Ministério da Educação pela Reforma do Ensino Médio.
No ano de 2015, o Itaú BBA patrocinou o II Seminário do Ensino Médio do Consed, em Manaus, que mobilizou, além dos secretários estaduais e especialistas em educação, os coordenadores de Ensino Médio de todas as regiões do País. O encontro teve como objetivo discutir o Projeto de Lei nº 6840/13, em pauta no Congresso, sugerir alterações e fundamentar uma proposta do Consed na reformulação do Ensino Médio com vistas a aproximar a escola da realidade dos estudantes.
Em 2019, em um novo arranjo institucional, mais adequado às necessidades do País, a Fundação Itaú para Educação e Cultura englobou as atuações do Itaú Social e do Itaú Cultural e de Educação e Trabalho, apoiadas até então pelo Itaú BBA.
Em 2020, o Itaú Educação e Trabalho se consolidou com a criação de uma superintendência, três gerências e uma equipe de 13 colaboradores.
Conheça as principais atividades realizadas ao longo da nossa trajetória e alguns marcos para Educação Profissional e Tecnológica (EPT):