Articulação Curricular e Projetos Empreendedores
Essa iniciativa tem como objetivo oferecer formação aos profissionais das Secretarias de Educação e aos educadores das redes de ensino para a elaboração de currículos que serão implementados no itinerário técnico-profissional do Ensino Médio, conectados às normativas e diretrizes nacionais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
O projeto nasceu de uma demanda da Secretaria de Educação da Paraíba, em 2016, para reorganizar o currículo de dois cursos de uma escola-piloto situada no município de Bayeux. Na ocasião, foi elaborada, coletivamente, uma metodologia pautada no desenvolvimento de competências e habilidades para articular o currículo de formação geral básica com o currículo dos cursos técnicos.
A iniciativa segue os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Técnica de Nível Médio e, atualmente, está sendo implementada em oito Estados.
O objetivo é desenvolver competências que introduzem os estudantes no mundo do trabalho, assegurando os princípios da interdisciplinaridade e da contextualização dos conteúdos, a partir de vivências de situações práticas na escola, na comunidade e em atividades empreendedoras, promovendo o protagonismo profissional e social dos estudantes.